Festival 2011

Matéria no Seu Jornal sobre o Nossa Tela e o Festival de 2011

http://tvt.org.br/watch.php?id=6963&category=201

REGULAMENTO DO 2° FESTIVAL DE VÍDEO NAS ESCOLAS

COLETIVO NOSSA TELA

Apresentação:

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Galeria Olido, o Programa nas Ondas do Rádio da Secretaria Municipal de Educação, o Sindicato dos Professores de Estabelecimentos de Ensino de São Paulo e com apoio da Associação Cultural Kinoforum; o Coletivo Nossa Tela está organizando o 2º Festival de Vídeo nas Escolas. O projeto tem como objetivo incentivar a produção de vídeos nas escolas. A proposta é exibir vídeos produzidos em escolas públicas e privadas de todo o Brasil e compartilhar experiências em Educomunicação. O evento será realizado no Cine Olido, centro de São Paulo, nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2011, com 10 sessões de exibições e um seminário no dia 15 sobre a produção audiovisual no contexto escolar.

Quem pode participar:

O festival é direcionado exclusivamente a estudantes e professores, que sejam integrantes de instituições públicas ou privadas de ensino básico (fundamental e médio, educação de jovens e adultos/EJA e/ou técnico). Podem participar escolas de qualquer região do país. O participante (estudante ou professor) deverá comprovar sua condição para participação, caso o seja solicitado. Os filmes de estudantes devem ter sido realizados com a orientação de um professor em ambiente escolar.

Das inscrições:

As inscrições devem ser realizadas no período de 15 de junho a 29 de agosto de 2011.PRORROGADAS ATÉ 6/9/2011.

Maiores informações no site www.nossatela.com.br, as inscrições ocorrerão no Site Kinooikos – www.kinooikos.com. Não haverá prorrogação do prazo em nenhuma condição.

O perfil criado no site KinoOikos para inscrição do vídeo deverá ser preenchido em nome do professor responsável, constando no cadastro seu email e contatos.

A inscrição deve acontecer prioritariamente através do cadastro e upload do vídeo no site KinoOikos. Caso o upload do arquivo não seja possível, o vídeo poderá ser aceito em DVD vídeo ou DVD dados, enviado por correio.

Associação Cultural Kinoforum

2° Festival de Vídeo nas Escolas

Rua Simão Álvares, 784/ 2

CEP: – 05417-020 São Paulo –SP

Obs.: As inscrições postadas fora do prazo determinado serão desconsideradas. Só serão consideradas completas as inscrições que estiverem com todos os campos preenchidos integralmente.

Categorias:

Os vídeos serão classificados nas seguintes categorias:

Sala de aula – vídeos produzidos por um grupo de estudantes com mediação de professores, dentro da escola, no horário de aula ou fora dele.

Professores – vídeos produzidos exclusivamente por professores sem participação dos alunos, dentro ou fora da escola. A idéia é premiar o professor autor/cineasta, uma homenagem ao dia do professor.

IMPORTANTE:

– O vídeo será considerado da categoria ‘Sala de aula’, quando o nome do(s) diretor(es) for diferente do nome do usuário (professor) que cadastrou o vídeo no site KinoOikos.

– O vídeo será considerado da categoria ‘Professores’ quando o nome do diretor coincidir com o nome do usuário (professor) que cadastrou o vídeo no Site KinoOikos.

Da Seleção:

Serão aceitos todos os gêneros (ficção, documentário, reportagem, vídeorreportagem, videoclipe, vídeoexperimental, slide show.)

Os filmes podem ser gravados com celulares, câmeras fotográficas, Mini-dv, HD, ou seja, não haverá restrição de suporte de gravação.

Filmes que apresentarem problemas de áudio ou de imagem serão desclassificados.

Só serão aceitos filmes com até 25 minutos de duração.

Os filmes que não apresentarem título e créditos serão desclassificados. Nos créditos deve constar o nome da escola a que pertece o responsável pelo filme.

Os vídeos que não apresentarem boa resolução serão exibidos apenas em TV´s espalhadas pelo espaço do Festival, mas estarão concorrendo também à premiação.

Se o número de filmes inscritos ultrapassarem, em soma de durações, 350 minutos de programação, haverá uma seleção conforme o critério a ser adotado pelo Comitê de Seleção. Os vídeos selecionados serão exibidos durante o Festival e estarão concorrendo aos prêmios em suas categorias.

Não serão aceitos filmes publicitários, promocionais ou que façam qualquer apologia a violência, que sejam preconceituosos ou que violem os direitos humanos e os direitos das crianças e dos adolescentes.

Premiação:

O prêmio será destinado para o responsável pela inscrição do curta no Site KinoOikos, tendo como contatos aqueles preenchidos no perfil de usuário do site.

Premiação para a categoria Sala de aula:

1º lugar: Câmera filmadora Handcam HD e troféu

2º lugar: Câmera fotográfica e troféu

3º lugar: Câmera filmadora de bolso e troféu

Menção Honrosa do Juri – Troféu

Menção Honrosa Nossa Tela – Troféu

Premiação para a categoria Professores:

1º lugar: Câmera filmadora Handcam hd e troféu

2º lugar: Câmera fotográfica e troféu

3º lugar: Câmera filmadora de bolso e troféu

Menção Honrosa do Juri – Troféu

Menção Honrosa Nossa Tela – Troféu

Dos critérios de avaliação e juri:

Serão quatro critérios de avaliação utilizados pelo juri:

1-     Idéia Original – neste critério leva-se em consideração a criatividade e originalidade do vídeo.

2-     Fotografia – neste critério levam-se em consideração ângulos, enquadramentos, movimentos de câmera, enfim a qualidade do uso da câmera.

3-     Som – neste critério leva-se em consideração a qualidade do áudio direto, da trilha sonora utilizada e sua originalidade.

4-     Narrativa – neste critério leva-se em consideração a construção do roteiro e a montagem técnica do filme, ou seja, a linha narrativa do filme.

O Juri será composto por alunos e professores de escolas particulares e públicas de diversos níveis de ensino. Também teremos membros do juri compostos por profissionais da área de produção audiovisual. Cada filme será avaliado por um jurado aluno, um professor e um profissional de audiovisual.

Disposições finais:

O responsável pela obra e sua inscrição declara que todos os direitos ou qualquer tipo de trabalho utilizado ou incluído no curta-metragem inscrito não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando em assumir exclusiva inteira responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos; isentando o Festival de Vídeo nas Escolas e o Coletivo Nossa Tela de quaisquer responsabilidades em relação ao uso de direitos autorais.

Os realizadores dos filmes selecionados para o Festival já se comprometem na efetivação da inscrição a disponibilizarem seu vídeo para a composição do acervo do 2° Festival Paulistano de Vídeos nas Escolas permitindo exibições públicas sem fins lucrativos. Este acervo poderá ser solicitado por meio de agendamentos por qualquer escola para uso exclusivo pedagógico.

O responsável, a partir do ato de inscrição, autoriza que a obra seja exibida e copiada pelo Nossa Tela, para usos sem fins comerciais. A inscrição no Festival Paulistano de Vídeo nas Escolas implica a aceitação dos termos de uso do Site KinoOikos.

A inscrição on line implica é atitude incontestável de aceitação dos termos presentes neste Regulamento.

Os casos omissos serão julgados pela Comissão organizadora do Festival, sendo suas decisões soberanas.

Inscrições:  www.kinooikos.com

Maiores informações:

oficinas@nossatela.com.br;  www.nossatela.com.br

comentários
  1. […] muito importante ler o regulamento antes de realizar a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s