Coletivo Nossa Tela

Coletivo Nossa Tela – Quem Somos

O Nossa Tela é um coletivo de vídeo popular que surgiu em 2006 e desde então atua com a produção, exibição e formação em audiovisual, principalmente em escolas. Neste período realizamos vários cursos de formação em escolas públicas e privadas na cidade de São Paulo. Temos sempre como princípio em nossos cursos a gratuidade e o pequeno número de alunos por turmas. Os financiamentos de nossos projetos estiveram sempre atrelados ao poder público ou organizações privadas sem fins lucrativos. Temos como objetivo influenciar nas políticas públicas de educação para a construção de uma educomunicação por meio da produção de vídeo.

Reportagem sobre o Festival de Video nas Escolas 2011 na TVT.

comentários
  1. Carolina disse:

    Qual é a possibilidade de estender as atividades deste coletivo para outros estados?
    Profª Carolina.

  2. Caros.
    Queria agradecer a oportunidade de participar com meu time mirim do Festival proposto por vcs. Acredito e partilho de ideias muito próximas a de vcs. Principalmente sobre o Audiovisual como Aprendizado e Educação.
    Fiquei querendo partilhar minhas impressões mas como no Seminário tivemos pouco espaço para isto escrevo aqui uns comments.

    Entendi do ponto de vista do publico que as categorias alunos e professores estão ok, mas há uma segmentação aparente entre técnicas e linguagens que não estão. Stop Motion, Ficção e Documental tem formalmente algumas características que podem ser evidenciadas.
    Mas o mais importante , ao meu ver diz respeito a abordagem dos professores. Alunos fazerem vídeos ficcionais ou mesmo com temas fora do ambiente escolar cabe pq se trata de uma linguagem sendo aprendida, mas um professor fazer um video fora do ambiente e/ou principalmente de seu tema escolar não acredito ser positivo e pode ocorrer de receberem titulos de viagens de ferias nas próximas edições.
    Contudo como processo estão no caminho bem louvável.

    Queria partilhar ainda um post que fiz no meu site e fala ainda sobre o seminário.
    http://dobradigital.com.br/?p=784

    abs

    • Olá José,
      Também compartilhamos de algumas de suas falas. Mas, entendemos desde o inicio do festival em 2010 e em nosso trabalho desde 2006 no processo enquanto educativo
      e não produto (o vídeo em si). O Coletivo Nossa Tela, partilha da autônomia do professor e também do estudante em realizar o trabalho, seja ele ficcional, documental ou stop motion.
      Como estamos construindo um trabalho baseado em parcerias com escolas, educadores, professores e estudantes sabemos da importância da autônomia desses atores.

      Agora, cabe ao professor realizar um vídeo seja ele sobre uma viagem ou mesmo fazendo apologia. A partir do momento, que seja a nós, cabe ao corpo de curadores não selecionar,
      visto que o festival é especifico e direcionado ao contexto escolar educativo e não há Milan ou Paris.

      Partindo desse pressuposto, o que importa para o Coletivo Nossa Tela, sem sombras de dúvidas é o processo e em sala de aula.

      Abraços, Coletivo Nossa Tela.

  3. HELOISA disse:

    Olá, parabéns pela iniciativa! tenho um projeto para trabalhar vídeo em nossa escola, já produzimos alguns curtas e gostaria de saber como fazer para vocês virem em nossa escola ministrar uma oficina de vídeo. Obrigada, aguardo contato. Prof. Heloisa – EMEF Raimundo Correia

  4. HELOISA RIBEIRO disse:

    Olá, esse ano não teve festival? fique no aguardo para saber o período de inscrições, mas não obtive resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s